Monday, November 25, 2013

ARTIGO DO DR LAMM EM SEU SITE "BCG ONCOLOGY"



BCG

BCG significa Bacilo Calmette-Guerin, uma vacina para tuberculose viva porém enfraquecida, desenvolvida pelos Drs Calmette e Guerin em 1921. Foi e continua sendo usada como uma vacina de prevenção à TB e já foi dada a mais de um bilhão de crianças. Baseado nos estudos dirigidos pelo Dr Lamm, BCG foi inicialmente aprovada pela FDA em 1990 para tratamento de câncer de bexiga. É atualmente o mais efetivo tratamento de CIS ("carcinoma in situ") e câncer de alto grau não-muscular-invasivo.

Calendário BCG

A programação BCG geralmente usada é o Programa de Manutenção de 3 Semanas do Dr Lamm, que foi criado no SWOG (Southwest Oncology Group) e reduziu significativamente não somente a reincidência de tumores mas também a progressão da doença.

A recomendação atualmente usada é:

- A Indução de Seis Semanas é feita com a dose completa da BCG, muitas vezes acompanhada de vacinação na pele, como usado nos estudos originais do Dr Lamm. A dose é reduzida durante a programação, se necessário, para afastar efeitos colaterais.

- A Manutenção BCG é feita uma vez por semana, por 3 semanas, e começa aos 3 meses, usando 1/3 da dose inicial, exceto se nenhum efeito colateral for notado na fase de Indução.

- A Manutenção de 3 Semanas é repetida aos 6, 12, 18 e 24 meses, e depois anualmente aos 3, 4, 5 e 6 anos, e depois bienalmente aos 8, 10 e 12, somente para pacientes com risco elevado, devido ao grau do tumor, CIS, ou invasão "lamina propria". 

O que esperar da BCG

Você não deve esperar ter reações sérias, pois são bastante raras e podem ser afastadas pela redução da dose de BCG. Com a 1a. e 2a. das 6 iniciais aplicações semanais, muitas pessoas não têm nenhum sintoma a não ser a irritação pela passagem do catéter. Começando na 2a. e 3a. aplicações, o paciente pode ter um pouco de assadura leve e aumentar a frequência de urinar, além de ocasionais pequenos sangramentos. Esses sintomas frequentemente aumentam nos tratamentos seguintes, mas se estiverem incomodando, a dose de BCG pode ser reduzida. Assaduras, pruridos e a frequência desses sintomas geralmente permanecem por 1 a 3 dias e podem vir associados a mal-estar e leves "sintomas semelhantes a uma gripe", típico de muitas vacinações. Eventualmente náusea pode ocorrer, febre baixa e sensação de calafrios. O médico lhe dará a prescrição de dois antibióticos para tomar em caso de calafrios, febre acima de 101oF ou pruridos mais graves e prolongados. Esses antibióticos (normalmente cipro ou ofloxacin duas vezes por dia e isoniazid uma vez por dia) são específicos para BCG. Por favor consulte o médico antes de tomar o remédio, mas se não conseguir falar com o médico siga em frente e tome o medicamento como predeterminado.

Riscos

Os riscos da terapia BCG são significativos, mas os benefícios e tratamento de longe superam os riscos para a maioria dos pacientes. Como a aspirina e quase todos os medicamentos, o tratamento de BCG também pode ser fatal, porém mais pessoas já morreram por aspirina que por BCG. A bactéria viva pode causar sérias infecções e reações alérgicas se chegar à corrente sanguínea. Reações sérias podem incluir infecção no fígado, pulmões, rins, testículos, ossos e vasos sanguíneos. BCG é sensível a antibióticos, mas apenas alguns antibióticos como cipro, levaquin, ofloxacin, isoniazid, rifampin e ethambutol. A mais séria reação ao BCG é a infecção sanguínea associada a pressão baixa ('choque de pressão baixa)". Quando ocorre, é necessário o tratamento com esteróides.

Procure o médico em caso de febre alta, calafrios com tremedeira, dores laterais, ou outro sintoma sério. Raramente uma reação se dá depois de meses da aplicação da BCG. Suores noturnos, perda de peso, ou mal-estar crônico podem acontecer.

No comments:

Post a Comment